Blog
Biochar feito de excrementos humanos pode ‘aliviar’ os desafios globais dos fertilizantes
Pesquisadores americanos acreditam ter a resposta para o desenvolvimento de fertilizantes agrícolas de baixo carbono – e isso é péssimo. Literalmente. Sua arma secreta? Biocarvão feito de fezes humanas.
Uma equipe liderada por Johannes Lehmann, professor de bioquímica do solo na Universidade Cornell, desenvolveu um tipo de biochar — um resíduo semelhante ao carvão — que retém nutrientes essenciais como fósforo, nitrogênio e potássio, oferecendo desempenho comparável aos fertilizantes sintéticos.
A agricultura é responsável por 25% das emissões globais de gases de efeito estufa, e os fertilizantes são responsáveis por 720 milhões de toneladas/ano de emissões de CO2. O uso de fertilizantes traz consigo um aumento repentino de subprodutos tóxicos, desde as emissões de óxido nitroso (N₂O) até o impacto ambiental do gás natural. Em resposta, a indústria está explorando alternativas de base biológica e sintética.
LEIA MAIS EM: https://www.thechemicalengineer.com/news/biochar-made-from-human-excrement-can-alleviate-global-fertiliser-challenges/